BEDAMLOA PEREIRA CUBALA
Prova da matéria da História da Igreja no Brasil, ministrada pelo professor
Pr. Ubiracy Lucas Barbosa.
SETECEB, 18.06.2012.
============================================
Qual a contribuição de Robert Kalley para o surgimento da ICEB?
Dr. Robert Kalley (1809-1888), Nasceu em 1809, Mount Floridan, na Escócia; seus pais eram presbiterianos. Formou como cirurgião e farmacêutico, pela escola de medicina e cirurgia de Glasgow, em 1829 e recebeu diploma em 1838. Kalley e sua esposa Sarah partiram para Brasil, em abril de 1855 e chegaram em 10 de maio; residiram em Petrópolis, onde começaram a 1ª classe dominical em português. No Brasil Kalley estava ligado com a igreja presbiteriana e posteriormente com a congregacional, este último serviu de influência para o surgimento da ICEB.
O segundo casamento com Sarah Poulton Wilson (1825-1907), cujo pai era líder da igreja congregacional, essa união fez com que Kalley afastasse da presbiteriana e mudasse para congregacionalismo. Fundou a igreja evangélica, organizada em 11 de julho de 1858, no Rio de Janeiro; depois foi denominado de igreja evangélica Fluminense (em 18/09/1863); posteriormente, fundou a igreja evangélica pernambucana, Recife (1873); cuja primeiro pastor foi Rev. James Fanstone (1851-1937), pai de Dr. James Fanstone (1890-1987) fundador do hospital evangélico goiano, em Anápolis. Conforme o Pr. João Batista Cavalcante, o Dr. Fanstone, era médico que veio para Anápolis para trabalhar na área de saúde, era da mesma missão dos dois missionários Reginaldo Young e Frederico Glass que são fundadores da ICEB, no entanto, o Fanstone era da ICEB e depois mudou para Presbiteriana. Possivelmente, são membros da sociedade criada pela Sarah, após a morte de Dr. Kalley.
Em 10 de julho de 1876, o Dr. Kalley regressou definitivamente para Escócia e faleceu depois em Edimburgo (17 de janeiro de 1888). As obras de Kalley, como por exemplo, os “Salmos e Hinos” são utilizados por várias gerações cristãos, inclusive a ICEB.
Dr. Kalley foi pai espiritual e mentor de toda uma geração de ministros e missionários que imitaram a sua visão, zelo e dedicação. Sentiu o desejo de criar uma sociedade missionária não-denominacional para enviar obreiros ao Brasil, desejo esse cumprido por sua esposa, anos mais tarde, com a criação da sociedade ‘Auxílio para o Brasil’; precursora da União Evangélica Sul-Americana (UESA). (Aldeci 2003:21)
Na verdade a ligação, isto é, a influência de Kalley na igreja congregacional serviu de um trabalho embrionário para o surgimento da ICEB; Em 1895 a equipe veio para Carolina, MA, sem ligação direta com a ICEB, possivelmente, originário desta sociedade “auxílio para o Brasil”, são estes Sr. Whitte; Dr. Graham e esposa e Anne Andrews; então, no final do sec. XIX (dois leigos se encontram em Morro velho, MG) Reginaldo Young e Frederico Glass (era engenheiro químico); Estes são os pilares iniciais da ICEB, no entanto, o Young em 1901, fundou ICE Paulistana e Instituto Bíblico; por outro lado, Glass fundou a ICE Catalão (1902); ICE Goiás (1906); fez expedições missionárias e colportagem em todo interior Brasileiro e além fronteiras.
Em 1942 houve União das Igrejas Cristãs Evangélicas e as Congregacionais do Brasil (UIECCB) essa união permaneceu até 1967. Neste ano de 1967 o grupo de Goiás saiu da união e tornaram ICEnB. Porém, mais tarde, em 1968 ICEB - SP, Nordeste (CE) e Brasília saíram também da união. No ano de 1968 fizeram a fusão dos dois grupos e surgiu a ICEB.
Bibliografia
Cavalcante, Pr. João Batista. Elementos iniciais da história da ICEB. Aula especial, ministrada no dia 21 de maio de 2012 no SETECEB (Anotação - material não publicado).
Matos, Alderi Souza de. Robert Reid Kalley: Pioneiro do Protestantismo Missionário na Europa e nas Américas. Fides Reformata, VIII. Nº 1, 2003: 9-28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário